Posted by on mar 16, 2016 in Blog | 0 comments

corrida_0001

Corrida. Um esporte que não tem contato físico e só depende de você. Correr não é muito difícil para ninguém, basta ter um pouco de disposição. Não precisa ser nenhum especialista na área e não há vencedores. A menos que você queira competir. Para correr você vai precisar observar alguns requisitos antes de correr quilômetros por ai.

O primeiro passo é ir ao médico. Procure um cardiologista ou um clinico geral para que ele possa te examinar e ver se está em plenas condições de realizar essa atividade, principalmente se na sua família existirem históricos de problemas cardíacos. Correr exige do corpo um esforço muito grande. Quando corremos nossas frequências cardíacas aumentam, a respiração fica mais rápida curta e o sangue circula mais rápido.

Depois que ir ao médico e passar nos testes, compre o equipamento. Não é muita coisa e você não vai gastar muito. Não use um tênis muito apertado, a ideia é que ele fique confortável no seu pé. Se o tênis estiver apertando ou machucando seu pé pode gerar bolhas e as caibras acontecem mais fácil se o tênis estiver apertado. Se pretende correr de dia, o boné é indispensável,vai te proteger do sol e ajuda a manter a boa visão, já que correr com o sol no rosto faz com que seus olhos se fechem um pouco, isso pode atrapalhar na hora da corrida.

Não esqueça de usar o protetor solar também. Roupas leves e confortáveis são o uniforme de todo corredor. E a água não pode faltar, procure sempre se hidratar durante a corrida. Se pensa em correr a noite os cuidados são outros. Procure nas lojas de esportes por camisas que tenham detalhes reflexivos assim fica mais seguro correr a noite.

Para ser um corredor também é muito importante manter uma boa alimentação. Beba bastante água, coma frutas, alimente-se bem e mantenha a rotina de exercícios. Se possível consulte-se com um nutricionista para que ele te passe uma rotina balanceada e adequada para sua atividade física. Procure um local para correr próximo a sua casa. Em alguns centros já é muito comum que exista espaço para que a comunidade corra, caminhe ou pedale. Se por acaso não é o seu caso, procure um lugar tranquilo para correr, onde não haja muito movimento de carros e pessoas, que seja bem iluminado e plano, se tiver uma subida não faz mal, isso trará um desafio maior à sua corrida.

É importante lembrar de não começar com grandes distâncias, você precisa condicionar seu corpo primeiro. Comece com distâncias curtas e faça paradas regulares para respirar e beber água. Depois que terminar seu percurso não pare simplesmente, quando estiver na metade da última volta, diminua o ritmo, e vá diminuindo o passo até chegar no ponto final. Mantenha o ritmo mas caminhando, vá diminuindo até parar.

Beba bastante água, molhe os punhos para que o sangue esfrie, tome um banho frio e relaxe, deite no sofá e coloque as pernas para cima, isso ajudará o sangue a circular, coma uma fruta para finalizar.

Correr é uma atividade física muito completa em diversos aspectos, mantém seu organismo bem ativo e alimentado. Correr ajuda a manter a saúde dos músculos. Praticar alguma atividade física pode trazer muitos benefícios. Não tem nenhuma atividade física? Por quê não correr?