Dedetização RJ

Dedetização no Rio de Janeiro e com a Tecnovet

Dedetização RJ

A Cidade do Rio de Janeiro, por suas áreas de florestas, praias, clima quente, beleza, e outros fatores de ocorrência rara nas grandes Metrópoles mundiais, é conhecida internacionalmente como Cidade Maravilhosa. Porém, estes elementos que compõem o encanto de nossa cidade propiciam condições ótimas para instalação e proliferação de vários organismos nocivos.

São estes:
– Os Vetores, que são assim denominados por transmitirem doenças (muitas vezes gravíssimas) ao homem e aos seus animais de estimação, direta ou indiretamente. São representantes notórios deste grupo os ratos, as baratas, os mosquitos, as pulgas, os pombos, as moscas, as formigas, dentre muitos outros;
– As Pragas, cuja ação, não raramente, causa prejuízos vultosos por danificar ou destruir patrimônios e alimentos. Os cupins são um exemplo típico destes organismos, que incluem também os ratos, as baratas, traças e muitos outros;
– Os Animais Peçonhentos Urbanos, que são os que têm a capacidade de inocular venenos. Suas picadas muitas vezes acarretam o risco de morte. Em áreas urbanas, este grupo e representado pelas aranhas, escorpiões e lacraias.

Vetores como ratos, baratas e mosquito da Dengue são de ocorrência comum por toda a cidade. As malhas dos sistemas de drenagem de águas servidas e pluviais são altamente infestadas por ratos e baratas e estão diretamente conectadas aos segmentos destes sistemas de drenagem, existentes nas edificações. Tal fato caracteriza um alto e continuo fluxo destes vetores entre ambos os sistemas.

O mosquito da Dengue encontra local ideal para proliferar, principalmente nos pontos de acumulo de águas limpas, reservatórios, plantas e vários outros locais que acumulam água no interior das edificações.
As áreas mais próximas das matas e as de ocupação mais recente, como a zona oeste, são as de mais alta incidência de animais peçonhentos urbanos, incluindo os quatro gêneros de aranhas perigosas. Nestas, também não raramente, são avistados escorpiões e lacraias. Embora com menor frequência, estes organismos peçonhentos, também são encontrados em todas as demais áreas da cidade. Nestes casos, os sistemas de drenagem de águas pluviais e servidas são as vias preferências de acesso dos escorpiões e lacraias, pela abundancia de alimento, o qual é constituído pela altíssima população de baratas existentes no interior destes dutos.

Das pragas, cabe destacar os cupins que ocorrem em altíssimos índices por toda a cidade, causando elevados ônus nas edificações e consideráveis perdas da flora, mormente dos vegetais de grande porte. As áreas próximas às matas são as mais afetadas. Isto se deve à grande variedade de Gêneros e Espécies de cupins, com elevados índices de incidência de térmitas. Tal característica também se aplica às regiões de expansão imobiliária mais recente, ocorrida nas ultimas três ou quatro décadas. Nestes locais, a vegetação existente muitas vezes foi posta abaixo e coberta por aterro sobre os quais se edificaram os prédios, criando condições ideais para proliferação desta praga.

Mesmo fora destes locais, esta praga ainda tem presença elevada em todas as regiões da cidade. Esta incidência de cupins, na Cidade do Rio de Janeiro, foi implementada a partir da década de sessenta, com a mudança da forma de construir. As construções mais modernas passaram a apresentar vãos oclusos com madeira residual e outros vícios de obra. Estes vãos criaram, principalmente para os cupins do Gênero Coptotermes, condições ideais para instalação de suas colônias (cupinzeiros), proliferação de suas populações e rápida disseminação da infestação pela estrutura das edificações, chegando ao ponto de haver inúmeros prédios, com algumas dezenas de andares, infestados de cima a baixo. Tais infestações são denominadas de infestações estruturais por cupins.

Por mais espantoso que nos possa parecer, por trás da grande beleza de nossa Cidade Maravilhosa, há muitas pragas, vetores e animais peçonhentos urbanos nos espreitando, expondo a ônus o nosso patrimônio e, principalmente, pondo em risco a saúde e mesmo a vida de nossos familiares. Por isto é fundamental que você possa contar com uma empresa altamente especializada, que proteja seu patrimônio e preserve a saúde e a vida de seus entes queridos, através metodologias amigáveis ao meio ambiente e extremamente seguras para os seres humanos e seus animais de estimação.

Dedetização RJ