Dedetização de Traças RJ

Biologia

Traças são Microlepidópteros do Gênero Tineola, pertencente Família Tineidea, que com as Famílias Lyonetiidae, Lithocolletidae, Blastobasidae, Stenomatidae, Gelechiidae, Plutellidae e Aegeridae constituem a Superfamília Tineioidea.

O ciclo reprodutivo destes insetos é holometabólico, ou seja, dos ovos eclodem as lagartas que após algumas ecdises (troca da pele – do exoesqueleto) formam a pupa ou crisálida, da qual eclode a mariposa adulta que nesta fase medem cerca de 12 milímetros. A duração total do ciclo de vida é de 50 a 90 dias e os adultos (mariposas) não chegam viver 30 dias. A lagarta logo após eclodir tece com os fios dos substratos dos quais se alimenta um casulo achatado e em forma de losango, que lhe serve de abrigo durante o dia e de camuflagem quando se desloca no período noturno.

As lagartas destas mariposas alimentam-se de fibra vegetal e animal, por isto atacam tecidos, carpetes, peles e outros artefatos constituídos por estas fibras e também peças constituídas de fibra sintética se forem mescladas com fibras orgânicas.

Sua invasão geralmente se da de forma passiva através de peças infestadas por ovos e lagartas, mas pode ocorrer pala entrada direta de mariposas em vôo.

controle-tracas-rj

Importância Econômica

Os danos causados pelas lagartas desta mariposa são diretamente proporcionais ao valor da peça atacada, podendo ser vultosos quando se trata de peles valiosas.

A presença das mesmas em grandes quantidades deprecia o ambiente infestado.

Importância Sanitária

A literatura especifica não registra nenhuma doença vetorizada por estas mariposas ao homem ou a animais domésticos.