Posted by on mar 22, 2013 in | 0 comments

Dedetização de Caramujos RJ


Biologia

Caramujos são moluscos da Subordem Stylommatophora e são naturais em todo o mundo, inclusive no Brasil. O caramujo gigante africano (espécie Achatina fulica), no entanto é uma especie exótica a fauna Brasileira, sendo introduzido em nosso pais na década de 80 e desde então proliferou e se espalhou com extrama eficiência. Essa especie tem o potencial nocivo maximizado devido ao fato de conseguir liberar centenas de ovos a cada ciclo reprodutivo, o que comparado com a postura de apenas aproximadamente 2 ovos a cada ciclo reprodutivo do aruá-do-mato (caramuljos nativos brasileiro do gênero Megalobulimus, muito confundidos com o africano) é alarmante.


Importância Econômica

O caramujo africano chegou a ser considerado praga de lavorauras, destruindo cultivos inteiros. Mais comumenmente em nosso dia a dia no ambito urbano, após chuvas e em epocas umidas eles invadem grande numero nossos imoveis e podem chegar a destruir hortas e jardins inteiros.


Importância Sanitária

Tambem devemos resaltar que a Achatina fulica, apesar de ainda não ter nenhum caso registrado no Brasil, possui o potencial de transmitir duas doenças muito graves: A meningite eosinofílica e a angiostrangilíase abdominal. Ambas são causadas por parasitas que possuem parte do ciclo de vida dependente de um caramujo hospedeiro (respectivamente Angiostrongylus cantonensis e Angiostrongylus costaricensis). Essas doenças podem ser assintomaticas em alguns casos, mas deve-se tomar cuidado com o caramujo africano, pois eleas podem chegar a levar o doente a obito.


Identificação

Os caramujos brasileiros (Megalobulimus sp.) que normalmente são confundidos com o gigante africano, como foi comentado acima, tem uma taixa de reprodução muito baixa. É importante saber diferenciar o caramujo invasor do nativo antes me elimiar um caramujo, pois o impacto dessa destruição na população do caramujo nativo pode ser devastador, e essa especie não nos é nociva, se apresenta em equilibrio e faz parte de nossa fauna natural.

Mesmo possuindo tamanho semelhante, é possivel diferenciar o caramujo nativo do invasor pelo casco. O casco do caramujo gigante africano possui mais giros e é mais alongada, possuindo uma forma mais conica. Já o aruá-do-mato possui um casco bojudo, com menos voltas e com uma borda bastante espessa.

caramujo

Caramujo gigante africano Achatina fulica

Caramujo nativo Megalobulimus sp

Caramujo nativo Megalobulimus sp