Posted by on mar 22, 2013 in | 0 comments

Dedetização de Traças RJ

Biologia

Traças são Microlepidópteros do Gênero Tineola, pertencente Família Tineidea, que com as Famílias Lyonetiidae, Lithocolletidae, Blastobasidae, Stenomatidae, Gelechiidae, Plutellidae e Aegeridae constituem a Superfamília Tineioidea.

O ciclo reprodutivo destes insetos é holometabólico, ou seja, dos ovos eclodem as lagartas que após algumas ecdises (troca da pele – do exoesqueleto) formam a pupa ou crisálida, da qual eclode a mariposa adulta que nesta fase medem cerca de 12 milímetros. A duração total do ciclo de vida é de 50 a 90 dias e os adultos (mariposas) não chegam viver 30 dias. A lagarta logo após eclodir tece com os fios dos substratos dos quais se alimenta um casulo achatado e em forma de losango, que lhe serve de abrigo durante o dia e de camuflagem quando se desloca no período noturno.

As lagartas destas mariposas alimentam-se de fibra vegetal e animal, por isto atacam tecidos, carpetes, peles e outros artefatos constituídos por estas fibras e também peças constituídas de fibra sintética se forem mescladas com fibras orgânicas.

Sua invasão geralmente se da de forma passiva através de peças infestadas por ovos e lagartas, mas pode ocorrer pala entrada direta de mariposas em vôo.

Importância Econômica

Os danos causados pelas lagartas desta mariposa são diretamente proporcionais ao valor da peça atacada, podendo ser vultosos quando se trata de peles valiosas.

A presença das mesmas em grandes quantidades deprecia o ambiente infestado.

Importância Sanitária

A literatura especifica não registra nenhuma doença vetorizada por estas mariposas ao homem ou a animais domésticos. Dedetização de Traças RJ