Orçamento
Grátis

(21) 3899-9191
(21) 3899-9494

Qual é o principal alimento dos cupins?

Saiba de que fonte nutritiva o cupim se aproveita

Cupins | Descupinização no Rio de Janeiro

Cupins são encontrados em diversos locais, e não importa se o ambiente é moradia de gente rica ou de pessoas menos abastadas. Essas pragas urbanas não fazem distinção entre classes sociais, principalmente se tiver o seu alimento favorito dentro da área.

Mas, afinal, quais os lugares que essas pragas mais procriam? E por quê? Será que tem a ver com o seu alimento? E por falar nisso, qual o principal alimento deles? Nesse artigo, conheceremos uma das grandes características dos cupins que tem tudo a ver com o seu principal alimento.

O principal alimento dos cupins

Saiba que os produtos ricos em celulose são exatamente os alimentos principais dos insetos. A celulose contida nesses produtos pode vir de diversos vegetais, estejam eles mortos ou vivos. Pode ser também que esses vegetais tenham sofrido transformações naturais ou que tenham passado por transformações industriais pelo homem.

Dessa forma, o principal alimento dos animais é a celulose. E esse conhecimento serve para tomarmos cuidados no sentido de evitar a procriação dessas pragas. Obviamente que as madeiras encontradas nas casas, seja nos assoalhos ou nos tetos, são os locais ideais para a procriação desses animais. Isso porque nessas madeiras existe em grandes quantidades o principal alimento deles, que é a celulose.

Os cupins e seu alimento

Existem muitas espécies de cupins e cada uma dá preferência para determinados tipos de alimentos, mas todas têm de ter celulose. Por exemplo, você irá encontrar insetos que infestam as plantas vivas. Alguns exemplos, são as espécies encontradas na cana-de-açúcar, no eucalipto e no arroz.

Existem também outras espécies que retiram a celulose das plantas e dos produtos e levam para dentro de suas câmaras. Um exemplo desse tipo é o cupim montículo. Comumente esse grupo retira a matéria orgânica das plantas e concentra quantidades enormes de celulose dentro de suas câmaras.

Também existem as espécies de cupins que se proliferam na madeira serrada ou já morta. Esta espécie é muito encontrada nos moirões, que são aquelas estacas utilizadas em cercas. Também encontramos essas espécies dentro de casas, seja no teto ou no piso.

Conheça o serviço de Descupinização no Rio de Janeiro

Os cupins como praga

Em locais que existe abundância de celulose, que é o principal alimento dos insetos, então esses animais podem virar verdadeiras pragas. A sua multiplicação é bem rápida, o que leva a criação de uma colônia de cupins bastante grande capaz de destruir construções inteiras.

Nesses casos, apenas os serviços de dedetização, como a descupinização, serão eficazes no combate a essas pragas.

Evitando os cupins

Você poderá evitar a proliferação de cupins em sua residência, ou em qualquer outro local, tomando algumas medidas. A aplicação de óleos e outras soluções para tratamento de madeira são essenciais como forma de evitar os cupins. É necessário que este tratamento seja feito de modo regular para assim evitar a proliferação dessas pragas.

Lembrando sempre que, se retirado do alcance dos cupins o seu principal alimento, que é a celulose, então certamente eles não irão se reproduzir, como também não irão resistir, e morrerão.